Naquele tempo era eu adolescente
Tinha apenas dezasseis anos e já não me lembrava da minha infância
Estava a 16 000 léguas do lugar onde nasci
Estava em Moscovo, na cidade dos mil e três campanários e das sete
..............................................................................................................gares

Mas não estava farto das sete gares e das mil e três torres
Porque a minha adolescência era então tão ardente e tão louca
Que o meu coração ardia, como o templo de Éfeso ou a Praça
.................................................................................Vermelha de Moscovo

Ao pôr do sol.
E os meus olhos iluminavam caminhos antigos.
E era já tão mau poeta
Que não sabia ir ao fundo das coisas.



Blaise Cendrars
Poesia em Viagem
Assírio & Alvim, 2005
Tradução de Liberto Cruz

Sem comentários: