Poder da Vontade

No princípio do ano contraí uma blenorragia. No fim de Setembro ela mantinha-se, pois sou de temperamento linfático. Continuava a existir, com um futuro de sinistras complicações.
Então, certo dia, num impulso irresistível, pus-me a recriar a mulher com quem tinha contraído a blenorragia. Recriei-a desde o início do nosso primeiro encontro, com os momentos mais insignificantes das nossas conversas, e passando por todas as fases da paixão mais sincera, levei-a até ao momento em que ia dar-se a união dos corpos, e então, nesse preciso momento, bati-lhe com o meu sapato, expulsei-a inexoravelmente da cama, abri a porta e pu-la lá fora.
Como a verdade histórica tem uma tendência natural para se reconstruir, essa mulher renascia a pouco e pouco com tudo o que era necessário para que a cena se desenrolasse normalmente. Mas eu expulsava-a regularmente. Lutei assim durante quinze dias. Ao décimo sexto, vendo que tudo era inútil, e cansada de todas aquelas vergonhas, ela foi-se embora antes de eu lhe bater.
Nessa mesma noite, fiquei curado. O pus deixara de correr, e não houve qualquer recaída.



Henri Michaux
As Minhas Propriedades
Fenda, 1998
tradução de José Carlos González

Sem comentários: